Seguidores

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A dança do VENTRE começa nos JOELHOS!

Olá gente, aqui vai um post para falar sobre a minha didática de aulas. Faz bastante tempo que comecei a analisar os movimentos de dança do ventre e vi que ficava muito mais fácil executá-los e assimilá-los se eu pensasse em toda a movimentação das partes do meu corpo, foi assim que vi que os movimentos da dança do ventre ficam muito mais fácil se fossem pensados na movimentação dos pés e joelhos, não somente no quadril. Após esse "insight", comecei a usar isso com minhas alunas e sabem o que eu tenho visto desde então? Movimentos executados com mais graça, leveza e precisão, menos esforço e maior facilidade no aprendizado, ou seja: elas aprendem em menos tempo e ainda executam melhor os movimentos.
Lógico, cada professora tem sua didática, sua leitura musical, sua forma de fazer e ensinar os movimentos. Mas gostaria de colocar uma questão aqui: quantas de vocês já tentaram realizar os movimentos assim? O que acharam? Para as que nunca tentaram, tentem e se quiserem me digam o que acharam.
Dêem a opinião de vcs, é importante e críticas construtivas são sempre bem vindas...

Beijo, Vanessa

4 comentários:

  1. concordo VAN, porem ensino que estes joelhos fiquem quase total esticados..aquela regra de shimies de joelhos dobrados faz tempo que nao se usam mais...Randa e uma das que ensina isso muito bem!!Aprendi com ela e desde entao como ja tenho uma idadezinha avançada rsrsrs previno lesoes...bjosssss, adorei o comentario...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dionara, sim, joelhos esticados, além de alongar o corpo, previne lesões. Joelho dobrado "trava" o quadril... bjoo

    ResponderExcluir
  3. Concordo que a correta posição dos pés e dos joelhos é fundamental para se obter passos bem executados.
    Muitos passos utilizando o quadril dependem da movimentação dos joelhos...Os joelhos não devem ficar flexionados nem muito esticados,para evitar lesões. O ideal é que estejam sempre alongados, porém relaxados...
    bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Na verdade meninas , o que temos nos atentar é que o joelho não fica esticado ou estendido até pq é uma postura mto desconfortavel, tão pouco ele poderá ficar dobrado ou flexionado. Para que possamos assumir uma postura confortável e segura o ideal é que os joelhos estejam relaxados(como no seu andar natural.) O que temos que evitar que nossas alunas façam é a pressão que ocorre quando se estende e quando se flexiona o joelho em excesso. Acho que essa pode ser uma definição bacana para que as meninas não confundam e estendam seu joelhos em excesso e em conseqüência ganhem outros malefícios para a saúde. Com esta abordagem podemos notar a importância de professores com o mínimo de conhecimento anatômico, cinesiológico e Biomecânico. Dança do Ventre é saúde, desde que bem orientada por um profissional que tenha esses conhecimentos além de noções somente artísticas, coreográficas ou histórica.

    ResponderExcluir